Sobre o Caderno

Fundado em 22 de março de 2024, de Recife, Pernambuco, no Brasil, o Caderno de Direito Internacional é uma plataforma científica eletrônica dedicada ao estudo do Direito Internacional. Oferecemos acesso gratuito a conteúdos acadêmicos de Direito Internacional Público e Privado, além de matérias correlatas. Além de se comprometer em, paulatinamente, implementar o processo de revisão por pares.

Missão

A missão do Caderno de Direito Internacional é a promoção e o intercâmbio de conhecimento e informações relevantes para estudantes e pesquisadores nesse ramo do Direito. Por meio de artigos, ensaios, análises, cursos, aulas e materiais didáticos, o Caderno busca oferecer um conteúdo rico e diversificado, que abrange tanto aspectos teóricos quanto práticos do Direito Internacional.

Visão

O Caderno de Direito Internacional está comprometido buscar pesquisas inovadoras e promissoras nessa área, estimulando o avanço do conhecimento jurídico. Com um olhar atento às principais questões e debates que envolvem o Direito Internacional, o Caderno se propõe a ser uma fonte confiável de informação e uma ferramenta indispensável para todos aqueles que desejam se aprofundar nesse campo de estudo.

Logotipo, com os dizeres: CDI - Caderno de Direito Internacional
Logotipo, com os dizeres: CDI - Caderno de Direito Internacional

Compliance

O Caderno de Direito Internacional assume o compromisso de promover o compliance como base para a integridade e confiabilidade em sua atuação editorial. Comprometida com a disseminação do conhecimento e boas práticas na publicação científica, busca estabelecer padrões de conformidade, ética e transparência. Valoriza a conformidade com normas internas e externas, implementando políticas claras e processos robustos de revisão por pares. Incentiva uma cultura de conformidade, visando identificar e mitigar riscos, protegendo sua integridade e reputação. Reafirma seu compromisso com a excelência editorial e credibilidade, consolidando-se como fonte confiável e respeitada de informação científica, em total conformidade com padrões éticos e regulatórios.

Governança

O Caderno de Direito Internacional está comprometido em promover a governança corporativa como um pilar essencial para a excelência editorial. Comprometido com a disseminação do conhecimento e a promoção de boas práticas na publicação científica, o Caderno busca estabelecer padrões de transparência, ética e responsabilidade. Por meio de uma abordagem abrangente e colaborativa, a plataforma valoriza a participação ativa de todos os envolvidos, visando aprimorar continuamente suas práticas e elevar os padrões de qualidade. Ao adotar uma postura centrada na governança corporativa, a plataforma reafirma seu compromisso com a excelência editorial e com a contribuição para o avanço do conhecimento em sua área de atuação.

Princípios DEIA

O Caderno de Direito Internacional tem o compromisso de promover a Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) em todas as suas práticas editoriais. A ciência só pode prosperar em um ambiente que acolhe e valoriza a pluralidade de perspectivas, identidades e experiências. Assim, busca-se ativamente garantir que os processos da plataforma de revisão por pares, seleção de conteúdo e políticas editoriais reflitam esses princípios fundamentais. Ao adotar os princípios DEIA, há o compromisso com a excelência acadêmica e com a construção de uma comunidade científica mais justa e inclusiva para todos os envolvidos.

Sustentabilidade Financeira

A sustentabilidade financeira do Caderno de Direito Internacional é garantida pelos recursos próprios da Redatora/Editora-chefe. Essa abordagem independente permite manter a qualidade editorial e oferecer acesso aberto ao conhecimento científico sem depender exclusivamente de financiamentos externos. Prioriza-se a transparência e a integridade em todas as operações, assegurando que as decisões editoriais sejam guiadas pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a comunidade científica.

Política de Privacidade

Redatora/Editora-Chefe

Conheça quem está por trás da criação do Caderno de Direito Internacional

Foto de perfil da Redatora/Editora-Chefe do Caderno de Direito Internacional
Foto de perfil da Redatora/Editora-Chefe do Caderno de Direito Internacional
Lorena Ferreira de Araújo

Fundadora e Redatora/Editora-Chefe da Plataforma

Depoimento da Redatora/Editora-Chefe:

"Concluí, em 2022, meu Mestrado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e iniciei em 2023 meu Doutorado em Direito também na UFPE, o que deu início à minha carreira de pesquisadora na área internacional e de integração regional. Além disso, tenho experiência profissional em Direito Administrativo na Administração Pública, sou advogada, com formação em bacharelado em Direito (2016) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e em técnico em química industrial (2011) pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A partir de 2023, também iniciei minha especialização em Direito Público na Faculdade Legale."